terça-feira, 17 de agosto de 2010

Instituto Paulo Freire



Apresento o site do Instituto Paulo Freire! Aí se tem contato com toda a reflexão que se faz sobre Paulo Freire e sua obra. Vale a pena conhecer!

1-O Instituto Paulo Freire (IPF) é uma associação civil, sem fins lucrativos, criada em 1991 e fundada oficialmente em 1 de setembro de 1992. Atualmente, considerando-se Cátedras, Institutos Paulo Freire pelo mundo e o Conselho Internacional de Assessores, o IPF se constitui numa rede internacional que integra pessoas e instituições distribuídas em mais de 90 países em todos os continentes, com o objetivo principal de dar continuidade e reinventar o legado de Paulo Freire.
2- Sobre a UniFreire
A UniFreire surgiu como projeto em 2000, no II Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, ocorrido na Itália. Naquele evento, realizado entre 29 de março e 01 de abril, foi aprovada a Carta de Bolonha, simbolicamente, a sua "certidão de nascimento". Ela constitui-se numa rede formada por pessoas e instituições freirianas de vários países, entre as quais, as cátedras e os institutos Paulo Freire. Além de atender demandas provenientes da Comunidade Freiriana, desenvolve projetos de formação e pesquisa em parcerias com outras instituições nacionais e internacionais e promove e coordena a organização dos encontros internacionais do Fórum Paulo Freire. Fundamentada nos princípios freirianos, a UniFreire organiza-se como um espaço de produção e publicização de conhecimento, tendo como horizonte o sentido mais original de Universitas , múltiplos saberes, e a construção da planetaridade, uma perspectiva contra-hegemônica alternativa aos modelos culturais, econômicos e políticos ancorados no processo globalizador neoliberal.

Para mais informações acesse o site:
http://www.paulofreire.org/

por: Onivaldo Dyna, pós-graduando em Juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário