sexta-feira, 16 de julho de 2010

Filme - Sonhos Roubados

Trabalhar com adolescentes e jovens têm lá suas dificuldades. Uma fase cheia de descobertas, desafios e anseios. O filme Sonhos Roubados conta a história de três adolescentes que sonham como qualquer outra jovem do mundo. Moradoras de uma comunidade do Rio de Janeiro, eventualmente se prostituem para sobreviver e satisfazer seus desejos de consumo. No entanto, nesse mesmo quadro de absoluta incerteza e total falta de horizontes, elas teimam em amar, se divertir e sonhar com um futuro melhor.

Site Oficial: Sonhos Roubados

Trailer




Juventude como problema de políticas públicas


Sou Onivaldo Dyna, pós-graduando em juventude contemporânea e estamos terminando a segunda semana, num total de três semanas. Esta semana estudamos Políticas Publicas de Juventude com o professor Alex Piero e iniciamos Juventude Comunicação e Linguagem com o professor Walderes Brito. Como especialistas em juventude nos cabe estar atentos ao que se produz na academia sobre a juventude nos tempos atuais. No intuito de contribuir na divulgação de artigos científicos sobre juventude recomendo consultar o site www.scielo.br que apresenta dezenas de artigos. Escolhi um artigo para consulta imediata tendo sua pertinência com o tema estudado nesta semana e que pode nos ajudar na reflexão da juventude e políticas publicas.

Juventude como problema de políticas públicas
Autor(es): Frezza, Marcia; Maraschin, Cleci; Santos, Nair Silveira dos

Resumo: Tendo como foco discutir concepções de juventudes que se expressam em políticas públicas para jovens no Brasil, concentramos nossa pesquisa no Consórcio Social da Juventude. A partir da perspectiva da Psicologia Social, usamos como estratégia metodológica a problematização e como ferramenta teórica conceitos de Michel Foucault. Buscamos compreender como as práticas discursivas instituídas em políticas públicas definem e denominam parcelas da juventude. Ao pr oblematizarmos as tensões elencadas do material analisado, discutimos quatro concepções de juventude: voluntária, digitalizada, trabalhadora e vulnerabilizada. Estas se constituíram em profícuos indicadores de análise para a problematização dos enunciados dos documentos e entrevistas. A análise sinalizou o quanto as políticas públicas de juventude estão inseridas em uma rede discursiva que desenha, forma e institui modos de viver de jovens - de baixa renda - na contemporaneidade. Observamos que, de forma generalizada, discursos de educação, cidadania, inclusão, entre outros, operam, principalmente, para legitimar programas de políticas públicas.
PALAVRAS-CHAVE: juventude; políticas públicas; vulnerabilidade; inclusão digital; trabalho.
Para acessar o artigo na íntegra: clique aqui
Onivaldo Dyna

Vida Maria




Quantas e quantas Marias entram na vida e de maneira invisível repetem um processo de trabalho doméstico sem direito ao lazer e a educação. Vida Maria é um curta metragem de 8 min e foi premiado como o melhor vídeo do 3º Cine Ceará. Retrata a vida no interior do sertão do Ceará, figurando uma realidade sofrida de muitas meninas que se tornam mulheres e não têm a oportunidade de experienciarem a possibilidade da educação.

para assistir o video clique aqui.
Por Rocélio Silva

Apoio a Instalação do Conselho Estadual de Juventude do Espirito Santo

Vamos apoiar a Instalação do Conselho Estadual de Juventude do Espírito Santo – na lei estadual 8.594/07 VOTANDO NO ABAIXO ASSINADO que está disponivel no endereço:http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6296 . É com a mobilização que vamos fazer a diferença. A proposta da Instalação do Conselho é fruto de um processo de mobilização dos movimentos de Juventude no Espírito Santo à Assembléia Legislativa, foi aprovado pela plenária da assembléia, mas foi Vetado pelo Governador Paulo Hartung, posteriormente ao voltar ao Legislativo o veto foi derrubado,originando a lei 8.594/04.
Nesse sentido vamos fortalecer as participação no controle social das políticas públicas para a juventude, e exigir a instalação do Conselho estadual e a efetiva implementação das políticas de juventude conforme a lei 8.594/04.

Por Graça-CAJU

Meios de Comunicação, Cidadania e Participação Popular!




Diversas são as formas de se manifestar a favor ou contra projetos de lei, atitudes públicas, acontecimento locais e até mundiais. Um dos instrumentos utilizados nos últimos anos é o abaixo assinado virtual que possui uma capacidade de mobilização e alcance inimagináveis. Aprenda sobre essa ferramenta! Mobilize opiniões! Conheça as orientações para a criação de abaixo-assinados virtuais, clicando aqui, e se articule!

Por: Susana Maia

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Álcool, droga e violência


"A complexidade das relações entre drogas, álcool e violência" é um artigo escrito por Maria Cecília de Souza Minayo e Suely Ferreira Deslandes para o Caderno de Saúde Pública vol.14 n.1 Rio de Janeiro Jan./Mar. 1998.

Vale a pena ler esse artigo e pensar como esses fatores influenciam na vida dos jovens e como os mesmos encaram a família, sociedade e governos.

Resumo: Este artigo discute as complexas relações existentes entre drogas e violência. Valendo-se de alguns estudos com base empírica e dos discursos correntes, analisa os problemas conceituais e metodológicos relacionados ao estabelecimento de nexos causais, riscos e associações. Ao demonstrar as dificuldades teóricas e práticas destas delimitações, aponta também para um debate necessário no campo da saúde pública e das políticas sociais. Preocupa-se com que as intervenções e a prevenção não se contaminem por falácias, que em nada ajudam a compreensão e a ação relativas à problemática social das drogas.
Palavras-chave: Drogas Ilícitas; Consumo de Bebidas Alcoólicas; Violência; Saúde Pública; Sociologia.

Para acessar o texto na íntegra. Clique Aqui!


por José Aniervson

Nostalgia que faz bem.

“Os jovens vivem hoje a emergência das novas sensibilidades, dotadas de uma especial empatia com a cultura tecnológica, que vai da informação absorvida pelo adolescente em sua relação com a televisão à facilidade de para entrar e mover-se das redes informáticas.”

Jesús Martin Barbero

A idéia de cultura global é algo pertinente, com características próprias e também complexas que de certa forma, moldam a forma de como percebemos a nossa realidade e a percepção de mundo. O jovem de hoje não pensa da mesma forma daquele de algum tempo atrás. Nossa visão de mundo possui marcas da infância que tivemos. O lúdico é algo fundamental, pois nos transporta a tempos em que pequenas vivências nos deixam profundas marcas. Brincadeiras simples, como pique-pega, esconde-esconde, roubar frutas do vizinho, ou até mesmo a bala “chita” que comprávamos na venda da esquin. Tudo isso provoca lembranças de vivências em que não tínhamos a preocupação de ter que atualizar o Orkut, ou mandar aquele sms com a última fofoca, até mesmo passar horas e horas jogando RPG com nosso grupo de amigos virtuais e, ao mesmo tempo, com o msn aberto e outros chats. E as vivências reais, coletivas, chegar em casa sujo de terra, reunir a turma para passar horas a fio batendo papo e buscando o que fazer (ou aprontar) acabam ficando guardadas no baú de nossa memória. Relembrar essas pequenas sutilezas, brincadeiras ou brinquedos, mesmo que não seja do seu tempo (mas certamente você deve lembrar por causa de seu irmão/irmã mais novo) nos inundam de sentimentos nostálgicos de saudade de um tempo que não volta mais.

Por Carlos Henrique - CDIAS


Apenas alguns exemplos ...

1) Pega Peixe

2) Rádio Gradiente

3) Coisas Coca
Acho que todo mundo tinha vontade de tomar a Coquinha e os pais falavam que era veneno.

4) Auto Posto

5) Tazo e Porta Tazo



6) Pony
Vários modelos e cores.


6) Mini casinha
Esse também era bastante colecionada.


7) Pipoqueira
E fazia mesmo a pipoca. Era ótima. Tinha também o liquidificador e a batedeira.



8) Pega Tazo
Mas, quase não era utilizado nisso. Nós grudávamos essas mãozinhas em qualquer lugar. Até que elas ficavam pretas de tão sujas e não grudavam mais.

9) Peão
Esse era de encaixe. Era só apertar o botão em cima que ele saía rodando.


10) Mini-craque
Época boa da Seleção Brasileira, com os melhores e mais marcantes jogadores representados. Como diz o Eric: "O Edmundo era tão cabeçudo que nem parava em pé".



11) Minigame
Quem nunca tomou um "TIRA O SOM DESSE NEGÓCIO, MENINO"?

12) Microfone da Xuxa
13) Mercadinho



14) Menina Flor


15) Massinha
Mais alguém consegue lembrar o cheirinho bom que elas tinham?
16) Fusca Bala
A promessa é que ele subiria a parede, mas não há relatos que isso tenha acontecido.



17) Geloucos
18) NEB
Era possível tirar os órgãos dele. E o cérebro era uma geleca.



19) Esquiadora





20) Cara a Cara
Um dos melhores jogos que existiam.


21) Senhor Cabeça de Batata



22) Cabelinho de Velcro
Essa era uma das que eu mal lembrava. O cabelinho era colado com velcro e depois era só cortar com a tesourinha.


23) Mola
"Mãããe, desembola para mim!!!"

24) Boneca roupa de papel
A Polly nem sonhava em existir...


25) Boneca
Não me lembro o nome dela, mas tinha até poucos anos atrás.




26) Bate Beg
E o pulso só ficando roxo, mas ninguém parava.



27) Baby
Não é a mamãe!!!



28) Autorama
Alegria dos pais.


29) Walkie Talk
Funcionava mesmo. Até um "mongol" quebrar a antena.

30) Aqua Play
Em um momento, eu perdia a paciência. Essa argolinha sobe muito devagar.

Fonte das imagens aqui.

De tirar o fôlego



"Suicídio na adolescência" é o nome e o tema de um vídeo que traz dados reais de jovens que tentaram ou cometeram o suicídio no Brasil. O vídeo mostra também um trecho do filme: Amor além da Vida, que vem contribuir para o entendimento dessa realidade e como este fato é encarado pela família. É impactante, mas faz parte da realidade de adolescentes e jovens com quem trabalhamos. Vale a pena assistir e comentar. (José Aniervson)

Globalização econômica e Mundialização cultural

A porta de entrada na disciplina "Juventude, Comunicação e Linguagem" foi uma discussão sobre o tema que está no título deste post. Veja a seguir os destaques da discussão feitos por quatro dos 37 alunos/as da disciplina:

“O que chamou atenção na primeira aula da disciplina de Juventude, comunicação e Linguagem foi a metodologia proposta pelo professor Walderes Brito. Provocando a todos a socializar seus conhecimentos e aprendizados desta disciplina inclusive através deste blog. E aqueles que ainda não têm agilidade com essa ferramenta tecnológica foram convidados a assumir esse desafio como estratégia de aprendizagem e inserção no espaço tecnológico, que é tão familiar aos jovens.” (Marilei Fréo)

“A primeira aula de Juventude, comunicação e linguagem alertou, a partir do autor Jesús Martín-Barbero, para a complexificação dos conceitos de espaço, interação e cidadania. Sob a ótica da globalização, o pertencimento ultrapassa o nível territorial, alargando-se para aquilo com o que nos identificamos.” (Grinberg Dailli Silva)

“Falar de Comunicação é perceber as novas possibilidades de descoberta e ter coragem para mergulhar nessa excitante aventura que, sem dúvida, nos faz criar pontes e enlarguecer o horizonte. Na primeira aula da disciplina “Juventude Linguagem e Comunicação”, com uma “tempestade de idéias” os “especialistas” se apresentaram e externaram suas inquietações em relação ao tema. As partilhas foram espetaculares. Em seguida, discutimos o texto de Jesús Martin-Barbero (Globalização comunicacional e transformação cultural). Com o conceito e a discussão do que seria globalização, observando que, no campo da cultura, esse fenômeno não pode ser reduzido ao mero discurso anti capitalismo. Trata-se de uma situação que, entre outras coisas, diz respeito às transformações dos modelos e dos modos de comunicação. Essa realidade de mundo comum, como um grande quintal que vai se constituindo novas significações a respeito dos conceitos de “Espaço”, “Diversidade” e “Cidadania” que se modifica devido à nova configuração do mundo como uma fumaça que com sua opacidade vai distorcendo os contornos da figura real que, aos poucos, perde sua forma primeira. Fica claro que cultura não é um elemento descartável de fácil despacho, como uma roupa que se troca, mas, como algo que esta intrínseca ao ser, valorizando e enaltecendo sua idiossincrasia”. (Rocélio Silva Alves)

“Se tiver oportunidade, dá uma checada ai pessoal. Foi indicado um texto para os especialistas em juventude. O autor do texto é JESÚS MARTIN BARBERO, com o título: “Globalização Comunicacional e Transformação Cultura”, que é um dos artigos do livro "Por uma outra comunicação". Muito legal para quem quer conhecer como é mesmo esse negócio de globalização e comunicação. O autor trata o tema na perspectiva da globalização no campo da cultura (ou mundialização cultural) como um movimento que vai criando novas formas e contornos devido aos choques e interações entre as culturas, além do aspecto mercantilista de reprodução econômica e ideológica em vista de manter o sistema capitalista vivo. Dá uma olhada e manda dizer o que achou”. (José Aparecido Sousa)

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Qual a especialidade das/os especialistas?




Fonte: Pós Graduação em Juventude
A turna número 6 da Especialização em Juventude, que é a ponta de lança na construção deste blog, é composta por 38 pessoas, sendo a maior parte dela de mulheres (55%). É bem curioso como predominam as pessoas na faixa etária dos 26 aos 34 anos, que residem na região Sudeste e que têm formação na área das Ciências Humanas, como mostram os gráficos acima.

Alunas e alunos da especialização e você que também tem experiência de pesquisa e trabalho com jovens é convidada/o a disponibilizar aqui os seus serviços, participando da composição do "Painel de Especialistas". Envie um texto curto (em torno de 50 palavras), para o endereço eletrônico da pós (posjuventude@casadajuventude.org.br), disponibilizando informações a seu respeito, suas áreas de atuação e interesse e meios de como as pessoas podem contactar você. Não esqueça de enviar uma foto bacana e links do seu lattes, blog e outros espaços virtuais que você integra.