sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ficha limpa!

Mais de 2 milhões de pessoas se manifestaram e o congresso aprovou a Lei da Ficha Limpa, que deixou de fora do próximo pleito mais de 40 "fichas sujas". A apelação desses políticos, entretanto, chegou ao Supremo e, dependendo da votação dos ministros, a lei pode vir por terra a baixo. Em três dias, mais de 100 mil pessoas já assinaram novo pedido, dessa vez dirigido ao Superemo Tribunal Federal, pedindo a manutenção da lei.

Faça isso você também, clicando aqui!
Não demora nem 30 segundos!

Por: Walderes Brito
Dourorando em Sociologia

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Grupos de homens se envolvem no combate à violência de gênero - Natasha Pitts


Grupos de homens se envolvem no combate à violência de gênero

Natasha Pitts (Jornalista da Adital)

Os altos índices de violência contra a mulher, encontrados da América Latina à Europa, têm exigido não apenas o esforço dos Estados e organizações feministas. Os homens, alertas para a realidade de constante violência física e psicológica, também estão entrando como aliados para vencer o problema. Prova disso, é a ampliação da campanha do Laço Branco, que há mais de 20 anos une homens que desejam por fim à violência de gênero.

No dia 6 de dezembro de 1989, 14 estudantes foram assassinadas na universidade de Montreal, no Canadá, por um homem que acreditava que as jovens cursavam ‘uma carreira destinada apenas aos homens’. O triste episódio chamou a atenção de vários homens, que decidiram se unir para impedir que massacres como este voltassem a acontecer. Neste contexto nasceu a Campanha do Laço Branco, que já se espalhou por vários países e continentes.

Um exemplo de compromisso pelo fim da violência de homens contra mulheres pode ser encontrado no Chile, onde 15 entidades estão envolvidas com o compromisso e realizam atividades constantes para conscientizar a população masculina. Um spot foi produzido para chamar outros homens a se comprometerem com o fim da violência. Há ainda materiais como cartazes, postais e o manual "Homens Jovens pelo Fim da Violência".

Durante todo o ano de 2009, foram realizadas ações de conscientização. Grupos de homens saíram pelas ruas de Concepción, Santiago e Valparaíso para chamar outros companheiros a aceitarem que um laço branco fosse amarrado ao seu pulso como prova de que um compromisso estava sendo firmado pelo fim da violência contra as mulheres.

Neste ano, o Centro da Mulher Maipú, realizou diversas oficinas com grupos de homens das Comunidades Terapêuticas de Senderos, Jireh e Horizonte. Na ocasião, todos se comprometeram com a Campanha. No contexto do projeto "Envolvendo Homens no Fim da Violência de Gênero: Uma Intervenção Multipaís com Avaliação de Impacto", que se desenvolve no Brasil, Chile, Índia e Ruanda; 50 profissionais da saúde foram capacitados e conscientizados.

No início do ano, como forma de impulsionar a Campanha do Laço Branco no Chile, as organizações CulturaSaúde e Masculidades e Equidade de Gêneros - EME lançaram o manual "Homens Jovens pelo Fim da Violência". O material educativo, que também faz parte do projeto multipaís, está sendo utilizado por facilitadores e facilitadoras para ajudar a prevenir a violência de gênero entre adolescentes e jovens.

Seu objetivo é ajudar na construção de uma cultura de boa convivência e de equidade que gere relações saudáveis e baseadas em bons tratamentos, que deixem de lado qualquer menção ou forma de violência. O manual aborda temas cotidianos, mas que geralmente não são tratados na escola ou em casa, dando abertura para que os jovens e adolescentes interiorizem de forma errada questões relacionadas a emoções, socializações de gênero e violência e suas implicações.

A violência de gênero não conhece barreiras geográficas e não se importa com classe social ou nível cultural. Por este motivo, todos são chamados a começar a agir desde já. Para solicitar o material da Campanha do Laço Branco escreva para faguayo@eme.cl.

Números

Segundo estudo da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), cerca de 40% das mulheres desta região são vítimas de violência física e 60% sofrem com a violência emocional. Esta realidade não é exclusiva da América Latina. De acordo com o Parlamento Europeu, na Europa, entre 20% e 25% das mulheres são vítimas de agressões físicas durante sua vida adulta e mais de 10% são vítimas de violências sexuais.

Clique aqui para acessar Manual "Homens Jovens pelo Fim da Violência".

Mais informações sobre a campanha no Chile estão no site: http://www.lazoblanco.cl/

Por: Onivaldo Dyna
Pós-graudando em Juventude