sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Seleção pública

Estão abertas, até o dia o próximo dia 19/08, as inscrições para seleção públicas de projetos a serem benficiados nos próximos dois anos, dentro do tema “Água e Clima: contribuições para o desenvolvimento sustentável". É claro que não dá para elaborar um projeto em 12 dias e que esta seleção não tem conexão direta com a temática da juventude. Entretanto, acho que vale a pena pelo menos conhecer o roteiro para elaboração de projetos que, certamente, dará uma boníssima base para a elaboração de projetos de qualquer natureza.

Para conhecer os detalhes da seleção e o guia de elaboração de projetos, clique aqui!

Por: Walderes Brito
Doutorando em Sociologia

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Lei do jovem aprendiz

Você sabia que desde de 2000 existe a Lei 10.097/00, que criou oportunidade de trabalho para adolescentes e jovens de 14 aos 24 anos como menor aprendiz? Visite o site: http://buscajovem.org.br/ É uma política concreta que determina que toda empresa de grande e médio porte deve ter, do número total de funcionários, de 5% a 15% de aprendizes.

Geni de Fátima
Especialista em Juventude

terça-feira, 3 de agosto de 2010

SITE DA PJ NACIONAL


Amigos e amigas: divulgando o site da PJ Nacional com nova CARA! Acessem, divulguem, interajam!
Abraços,

Onivaldo Dyna, especializando em juventude.


Olá amigas e amigos da Pastoral da Juventude desse Brasil...

É com muita alegria que hoje, chega aos nossos olhos e corações o novo site da PJ Nacional.
Queremos com essa ferramenta chegar ainda mais perto dos nossos grupos e suscitar na juventude organizada em pastoral o desejo e a vontade de apresentar seu rosto, sua história, sua vida em comunidade.
Faça você também parte desse circuito que cria em todos nós o desejo pela vida e da vida em abundância. Divulgue, participe, cadastre-se!
Acesse:


Um forte abraço na certeza do encontro.
Equipe do projeto Teias da Comunicação

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

QUALIDADE NOS BLOGS

Amigos e Amigas,

Existe no Orkut uma comunidade chamada: PeJoteiros e Blogueiros (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=100614012). Quem tem Orkut pode acessar o link e conhecer a comunidade.
Nosso amigo Rogério Oliveira (http://pejotando.blogspot.com/) escreveu uma dica na comunidade que tomo a liberdade de partilhar com vocês! São dicas importantes para tod@s que estão lendo ou criando Blogs. Vale a pena conhecer os detalhes da criação do Blog e as dicas apresentadas!
Abraços,
Onivaldo Dyna, especializando em juventude.(http://www.oni-eterno.blogspot.com/)

Segue partilha do Rogério escrita na Comunidade do Orkut.

Qualidade nos blogs
“Ola pessoal.Eu comecei o meu blog "E por falar em pastoral" (http://pejotando.blogspot.com) só com a intenção de partilhar alguns textos e reflexões sobre a PJ com gente que se interessasse pelo tema. De abril para cá só venho tendo surpresas e alegrias. Conheci gente bacana e partilhamos experiências. Esta é a melhor parte. Quando comecei, não sabia nada sobre formatos ou estruturas. Aprendi um pouco a lidar com este novo ambiente. Fui recebendo dicas de alguns pejoteiros e de gente da área técnica também. Hoje sigo alguns blog's especializados e aprendi um bocado com eles.Quero partilhar com vocês um vídeo do
www.ferramentasblog.com que fala sobre como fazer um blog de sucesso. Sei que a maioria de nós só quer mesmo divulgar nossas atividades, textos, questionamentos, poesias e tudo que for relacionado a PJ. E eu parto desta idéia... Um blog pejoteiro de sucesso, para mim, é aquele que consegue divulgar bem a proposta. Segue o vídeo (e links de blogs explicativos).

Rogério Oliveira”

CD: A JUVENTUDE QUER VIVER



Esse é um Cd, com letras e melodias produzidas exclusivamente por jovens, e fala da experiência desses jovens e como eles respondem por uma cultura de paz contra a VIOLÊNCIA em defesa da VIDA DA JUVENTUDE.



Contatos: Casa da juventude Pe. Burnier
Fone: (062)4009-0339

Por: Graça - CAJU

domingo, 1 de agosto de 2010

Quem somos e onde estamos?

Pintura: "Os operários" (Tarsila do Amaral)

Começa hoje o décimo segundo recenseamento da população brasileira e, pela primeira vez, vai ser apurada a quantidade de brasileiros residentes no exterior, a quantidade de línguas indígenas vivas, a renda familiar originárias de programas sociais e a quantidade de cônjuges do mesmo sexo. De cada censo decorre uma infindável quantidade de discursos, de políticas e de intervensões sobre a realidade, por isso há campanhas, como a "não deixe a sua cor passar em branco", que há duas décadas encoraja a população a assumir a sua identidade étnica, tema a respeito do qual recomendo a leitura de excelente artigo do ativista gay e de direitos humanos carioca, Cláudio Nascimento. Vale a pena também compreender e participar da campanha realizada pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgênros, ABGLT, "IBGE... Se você é LGBT, diga que é" e ler a matéria publicada no Diário da Manhã para ficar por dentro de interessantes dados históricos.

Além da leitura, claro, é fundamental realizar o ato político e cidadão de dizer quem nós somos e mobilizar as pessoas que integram os nossos círculos de trabalho, de cuidados e de afetos a fazerem o mesmo.

Por: Walderes Brito
Doutorando em Sociologia