sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexualidade Juvenil

A sexualidade de um indivíduo define-se como sendo suas preferências, predisposições ou experiências sexuais, na experimentação e descoberta da sua identidade e atividade sexual. Ao tratar do tema Sexualidade Juvenil, busca-se considerar a sexualidade como algo inerente a vida, a saúde, e a educação, que se expressa desde cedo no ser humano.


O que os/as jovens pensam a respeito desses assuntos?
Quais influências na vida dos/as mesmos/as esses fatores contribuem?
O que levam adolescentes e jovens a decidirem por iniciar sua vida sexual
com 16 anos de idade, por exemplo?
O que se passa na cabeça desses/as jovens ao se depararem em situações diversas,
terem amigos/as homossexuais, por exemplo?


Essas e outras questões serão tratadas na pesquisa SEXUALIDADE JUVENIL: O discurso sobre a sexualidade no espaço escolar, realizada com alunos/as da 2ª e 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Surubim/PE desenvolvida pelo especializando em Juventude Contemporânea, José Aniervson através do Instituto de Protagonismo Juvenil - IPJ.


Em breve será publicada. aguardem!!!
Visitem o meu Blog para maiores informações. Clique Aqui!!!
Por José Aniervson
Especialista em Juventude
Surubim/PE

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

LIMITAR A PROPRIEDADE EM DEFESA DA VIDA DA JUVENTUDE

O tema do limite da propriedade toca diretamente na questão da Juventude. “É um grito forte em defesa da vida da juventude cada vez mais vulnerável em grandes centros urbanos e no interior do país sofrendo com a criminalização juvenil e sendo assassinada por diferentes mecanismos de repressão. Com o Ascenso da modernidade e da pós modernidade, a cidade fora cada vez mais tornando-se referência, não somente à juventude, mas a cultura camponesa paga o preço pelo esvaziamento nos últimos quarenta anos de políticas relacionadas a sobrevivência a partir do campo. Para a juventude ainda pior, se quiser estudar e ter acesso aos mecanismos de lazer, esta cada vez mais tem que deixar o campo e ir embora para a cidade” (Renato Munhoz, Especialista em Adolecência e Juventude)

Confira a matéria. Clique aqui


Por: Graça - CAJU

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Como separar lixo de cultura?

"Há muita coisa de graça na internet. Mas como separar o lixo da cultura?

A digitalização de livros é uma realidade diante da qual os direitos autorais precisam ser rediscutidos e reformulados. Contudo, o direito autoral deve ser para quem escreve por vocação, como é o caso dos escritores, a segunda questão entre suas prioridades. A primeira é a liberdade.
A revista Língua Portuguesa (ano 5, número 58, agosto de 2010) que acaba de chegar às bancas trouxe matéria imperdível sobre a questão. Nas páginas 22 a 25, em "Das estantes para o computador", texto assinado por Camila Vegas-Lee, de Nova York, os leitores tomam conhecimento de vários modos de ver essa aparente democratização do livro na internet." Por Deonísio da Silva em 10/8/2010

Confiram esse artigo na integra, entre outros, no site Oberservatório da Imprensa, os quais poderão ser utéis em suas leituras!
Por Ir. Sandra Regina de Souza - sds
Pós-graduanda em Juventude

Filmes Polêmicos




Filmes Polêmicos é um blog constantemente atualizado que possui um grande acervo de filmes. São produções que quse não são vistas nas locadoras, muitas delas proíbidas em alguns países(dado constado no blog) e que tratam de diversas temáticas relacionadas aos mais variados tipos de comportamentos humanos, seja o apelo existêncial, sexual, à perversão. Dentre os gêneros presente no Blog (terror, drama, crime, romance, erotisimo, gls) destaca-se a temática adolescente, com algumas produções que podem ser utilizadas para formação de assessores e outros afins.

Blog Filmes Polêmicos


Por Carlos Henrique Dias, SDB

A JUVENTUDE QUER VIVER

Vídeo realizado por jovens da Casa da Juventude em Goiânia promovendo a Campanha A Juventude Quer Viver. A música é um grito contra a violência e em defesa da vida da juventude.

Por: Graça - CAJU

Design, metrópole e culturas juvenis


Pesquisando sobre Protagonismo Juvenil, encontrei um Blog interessante para nossa pesquisa sobre juventude.

"Este blog faz parte da pesquisa "Design, metrópole e culturas juvenis" desenvolvida desde 2006 por meio da parceria entre o Programa de Mestrado em Design do Centro Universitário Senac de São Paulo e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Refletimos sobre os graffitis, pixações e stickers como algumas das marcas deixadas pelos jovens no espaço público da cidade; as intervenções urbanas interessam-nos enquanto técnicas e linguagens artísticas, como formas de expressão e apropriação da metrópole e como reflexo dos conflitos cotidianos. Buscamos as articulações entre graffiti/pixação/sticker e os campos do design e da fotografia; investigamos as relações entre design, as práticas juvenis e a cidade."

Para conhecer clique: Design, metrópole e culturas juvenis

por: Onivaldo Dyna, pós-graduando em juventude

Mídia jovem e a nova contra-cultura

Este link nos remete a uma entrevista realizada pelo Observatório do Direito à Comunicação com Mauro Dahmer, um diretor da MTV. A reflexão possível pelo texto é sobre a produção de comunicação juvenil. O diretor da MTV fala da mídia produzida para o jovem e da mídia produzida pelo jovem. Além disso, aponta como os meios de comunicação tradicional compreendem a juventude. Apesar de haver uma apropriação da indústria da comunicação das produções juvenis, transformando-as em produto a ser consumido, Dahmer constata uma inversão no processo. “...não é a cultura de massa que dita a regra, mas ela copia as ações genuínas que são criadas pelos jovens. O mercado chega depois. A rua fala antes”.

A entrevista nos possibilita ainda reflexões, questões e críticas ao procurar identificar os jovens dos quais o diretor de TV está falando e sobre o próprio veículo (MTV) apontado por ele como mídia jovem. Leitura breve, interessante e provocadora.

Para ler a entrevista, clique aqui!

Por: Vanessa Correia
Especialista em Juventude

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dois jovens, dois problemas, duas lições de vida



Indicar obras literárias para jovens não costuma ser tarefa fácil, ainda mais quando traz à tona algum tema que muitos não querem falar. Pois esse é o desafio: sugerir dois livros da nossa literatura que abordam duas questões ainda tabus nos tempos atuais - a deficiência física e a aids na juventude.
Coincidentemente, as obras foram escritas por um jovem e uma jovem, jornalistas cuja linguagem leve e descontraída, apesar da seriedade do assunto, narra a história verídica de quem reaprendeu a viver com a nova condição de saúde.
Em Feliz ano velho, o rapaz de 20 anos fica tetraplégico ao fazer um mergulho mal sucedido. Já em Depois daquela viagem, a moça de 16, após transar com o namorado sem camisinha num cruzeiro que realizava com a família, descobre que está com o vírus HIV.
As histórias acontecem nos anos 80, quando esses personagens, da classe média-alta, encontravam-se em plena forma física e no auge da badalação. Sem apelarem para o melodrama ou para o terrorismo, os autores contam os "lances e grilos" juvenis em relação à sexualidade e ao corpo, à família e aos amigos, à curtição e às drogas, à sociedade e ao projeto de vida.
Apesar das novas privações, o que interessa para nós, leitores, é o olhar apaixonado com que Marcelo e Valéria lançam em suas vidas após se redescobrirem em cada momento. Haja emoção!

Por Grimberg Dailli Silva
Pós-graduando em Juventude (6ª turma/2010)

as rendeiras de alcaçuz

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Revista da Cultura



A Revista da Cultura é uma publicação mensal da Livraria Cultura, distribuída gratuitamente em todas as unidades da rede. Clique aqui para conhecer a edição de agosto de 2010.


Neste numero da Revista foi publicado um artigo importante para aprofundar o tema de Juventude, Comunicação e Linguagem: A imensidão Colaborativa.

Por Onivaldo Dyna, especializando em juventude.

domingo, 8 de agosto de 2010

Juventude, sociabilidade, funk e rap

O sociologo Juarez Dayrell, da UFMG, traz questões sobre a importância de grupos musicais de rap e de funk na sociabilidade de jovens pobres nas periferias de Belo Horizonte.Para os leitores e especialistas em juventude, vale a pena ler o artigo realizando um paralelo com as formas atuais de linguagem e como os meios de comunicação, hoje, favorecem tal processo, haja vista a facilidade em comunicar-se e manipular materiais musicais.

Para acessar o artigo, clique aqui!
Boa leitura e análise.

Por: Rafael P. Sá Martins
Especialista em Juventude

Imagem capturada de: http://olixpaulorap.blogspot.com/