quinta-feira, 8 de julho de 2010

O que você buscaria num blog produzido por Especialistas em Juventude?

A resposta a esta pergunta dará a cor e o ton deste blog que inicialmente será o canal de expressão da vivência da disciplina "Juventude, Comunicação e Linguagem", ministrada por Walderes Brito, para a sexta turma da Especialização em Juventude, oferecida pela Rede de Centros de Juventude e FAJE. O que vai ser depois, depende do que conseguirmos fazer dele ao longo das aulas.

A inspiração para a construção coletiva de um veículo de comunicação deste tipo vem de "Sentidos Simultâneos", um blog criado por oito colegas que, ao longo de um ano, produziram interpretações simultâneas a partir de uma mesma palavra-provocação. Agora é a sua vez: deixe aqui um comentário com as sugestões do que você considera bacana-legal-importante de publicar no "Especialistas em Juventude"!

31 comentários:

  1. Olá, Wal!
    Parabéns a você e a todos os envolvidos neste projeto. Muito bacana! E parabéns pela "cara" do blog, também. Está lindo!
    Eu buscaria, num espaço assim, estudos e pesquisas sobre juventude. Você, jornalista como eu, sabe que estamos sempre em busca de trabalhos que possam render futuros trabalhos em nosso campo de atuação...
    Vou estar por aqui! Boa sorte!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  2. Walderes e todo pessoal!
    por aqui, num blog produzido por especialistas em juventude, eu buscaria:
    - Estudos, artigos, pesquisas: faria deste espaço uma vitrine do que esses especialistas estão pensando e produzindo sobre juventude;
    - Sistematizações do que outros setores da sociedade (imprensa, escola, Igreja, partidos etc) estão falando sobre a juventude e/ou produzindo para ela; Uma espécie de clipping ampliado.
    - Sistematizações, espaços de fala, sobre aquilo que os próprios jovens dizem de si;
    - Sugestões e propostas de onde buscar informações relevantes para o trabalho com jovens e/ou realização de trabalhos jornalísticos ou científicos (transformar o blog em uma fonte de quem se interessa por juventude);
    - Sugestões de bibliografia (estado da arte) da pesquisa em juventude no Brasil e na América Latina;
    Acho que isso. Mas ainda sinto que falta alguma coisa. Quando conseguir perceber o que é, eu volto aqui.
    Um beijo.
    Vanessa

    ResponderExcluir
  3. oi Walderes! somente agora consegui entrar no Blog. Otima idéia.
    Aqui no blog creio que deveria aparecer experiencias várias com reflexões sobre juventude e a partir de reflexões feitas por juvenologos e outros/outras pesquisadores.
    e tambem em tudo que Vanessa escreveu. Estamos ai. oni

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a idéia! A nossa aula pelo visto será bem inovadora!
    Buscaria no blog produzido por especialistas em juventude artigos, pesquisas, bibliografias sobre a temática juventude; indicação de nomes de especialistas e seus contatos; experiencias de projetos com juventude que vem dando certo.
    Por enquanto só.
    Sandra

    ResponderExcluir
  5. Olá Walderes
    Creio que muitos de nós pesquisadores de um certa "geração" nem sempre sabemos dinâmizar um ferramenta como esta do Blog, mas eu buscaria referencias que me ajudassem neste trabalho de investigação e daria espaço para visibilidade de ações, refleções sobre juventude que são realizada fora dos eixos convencionais (Rio, São Paulo, Brasilia, Belo Horizonte...) danod destaques a produções juvenis e sobre realizada nas pequenas cidade do interior do país e a pessoa destas localidades...
    Lourival Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. A minha busca seria por um espaço onde eu pudesse ter contato com os desejos, os conflitos e os modos de ver dos/as jovens. Saber como se dá a articulação e a escolha de assuntos variados pelo olhar de quem está sendo estudado. E não digo apenas pensando em "ler" as falas, mas também ver e ouvir imagens, poemas, músicas e restinhos do que quer que seja que interesse a juventude contemporânea.
    Abraço e bom trabalho!
    Vou fazer deste espaço um canto para retornar sempre!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Sou Nill Douglas
    Esse é um teste do setor de tecnologia e informação para ver como está o blog.

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal,

    Primeiro dizer que adorei a iniciativa do blog. Gostaria de encontrar aqui, além do que já foi dito pela maioria dos meus colegas, como pesquisa, artigos e atualidades relacionadas ao universo juvenil, pudessemos contemplar falas dos jovens de nossas regiões, referente aos assuntos debatidos e postados neste "ambiente virtual". Acho que dinamizaria e daria uma cara legal ao blog...
    beijão,
    Keli

    ResponderExcluir
  9. Este espaço é inovador, creio que será um ótimo veiculo socialização e partilha entre nós especializandos em Juventude da 6ª turma, como poderemos também obter informações e que nos ajudarão a ampliar o horizonte a cerca do universo juvenil sobre pontos de vistas de diferentes de agentes apaixonados e comprometidos pela causa da juventude.
    Espero encontrar no blog artigos, sugestões de leituras, filmes e outros que possam ampliar o conhecimento sobre o universo juvenil contemporâneo.
    Obrigada pela idéia!
    Maria das Dores

    ResponderExcluir
  10. Oi! Walderes...
    O que espero num espaço como este é ver o retrato das juventudes. Retratos estes que vem dos especialistas, mas tb retratos que os próprios jovens tiram... como eles se veem... gostaria que fosse um espaço de troca de conhecimento das diversas e difusas realidades desse Brasilzão... já que somos de todos os lados e pela internet chegamos a muitos lugares...
    Espero tb troca de experiência e partilha de vidas de nós apaixonados pela juventude... pois ser especialista de juventude, não é ser restrito como diz a etimologia da palavra, mas é antes de tudo estar com compaixão no meio da juventude, mas tb transitar por varios outros mundos das ciências humanas, políticas, da saúde e vivenciar a realidade...
    Espero construção e destruição... e antes de tudo altas discussões e críticas...
    Espero ver vida pelas vidas... pelo Reino.
    Eduardo Santos

    ResponderExcluir
  11. Olá galera...

    estarei por aqui visitando o blog na interação com os demais colegas do curso e na intenção de compreender mais a fundo o universo juvenil a partir das considerações dos meus amigos especialistas e suas visões, de acordo com seus estudos, pesquisas e enfoques etnicos-raciais-geográficos... esperando desvelar a juventude como tal.
    Por fim, conhecer quem, onde e como estudar a juventude.

    Aniervson

    ResponderExcluir
  12. Olá Walderes. Acho interessante este espaço. Ele pode possibilitar a partilhar de conhecimentos, reelaboração de conceitos e percepções sobre as juventudes. Espaços de eleboração de redefinição de idéias. E ampliação do contato com outras culturas formais e não formais. e até mesmo ensaios de produção cientificas.
    Abraços Iraci

    ResponderExcluir
  13. Concordo com nosso amigos e prof. Walderes. Espero encontrar aqui a opinião da galera dos especialistas em juventude, da juventude total que passar por aqui, visões diversificadas de juventudes. Experiências que no enriquecerão sobre o que é mesmo juventude? Além disso amizades, muita criatidades de expressões na falas escritas aqui... e vamos nessa...!so ta começando...!

    ResponderExcluir
  14. Olá, pessoas!!
    Novos olhares, documentos, impressões, luzes, desafios e nossa permanente cumplicidade neste belo caminho.
    Espero que este seja um espaço que nos ajude a manter a troca de idéias e que nos mantenha atualizados quanto a todo o conteúdo importante para a divina tarefa da promoção e defesa da juventude nos diferentes espaços.
    Vamos em frente, juvenólogos!

    ResponderExcluir
  15. procuraria resenhas/resumos de materiais produzidos pelos juvenólogos e simpatizantes, além de experiências no campo das práticas p/ fortalecer as intervenções.
    grimberg

    ResponderExcluir
  16. Olá, Walderes, parabéns pela inciativa! Neste espaço, eu buscaria estudos, artigos, músicas, poesias, enfim, uma variedade de formas de expressão sobre as diversas juventudes e suas realidades. Interesso-me especificamente sobre temas que abordem a temática - mídia, juventude e violência, por isto, quem sabe os colegas poderão conbribuir com minhas reflexões... Parabéns mais uma vez pela criação do espaço! Abraços, Gardene.

    ResponderExcluir
  17. Aproveito o espaço para convidar aos/às especialistas sobre juventude para enviarem relatos, fotos, notícias e o que acharem interessante para ser publicado na página virtual da Casa da Juventude Pe. Burnier. Caso tenham interesse, favor enviar o material para: comunica@casadajuventude.org.br.

    ResponderExcluir
  18. oi prof. eu estou muito imprecionada com tantas manifestações para a ajuda à nós e a própria juventude em termos de saber ouvir e falar juventudes. em nosso contexto atual. Por essa iniciativa, valeu!!!

    ResponderExcluir
  19. Salve a todos! Ja to acompanhando o blog via rss... exelente iniciativa! Ter um espaço como esse é construirmos juntos o saber coletivo, com a contribuição das vivências e sensações de cada um.

    ResponderExcluir
  20. oi galera gostei da disciplina. abraços Mari

    ResponderExcluir
  21. O que chamou atenção na primeira aula da disciplina de Juventude, Comunicação e Linguagem foi a metodologia proposta pelo professor Walderes Brito. Provocando a todos a socializar seus conhecimentos e aprendizados desta disciplina através do blog, e aqueles que ainda não tem agilidade a essa ferramenta tecnológica assumir esse desafio como aprendizado e inserção ao espaço tecnológico.

    ResponderExcluir
  22. A primeira aula de Juventude, comunicação e linguagem alertou, a partir do autor Jesús Martín-Barbero, para a complexificação dos conceitos de espaço, interação e cidadania. Sob a ótica da globalização, o pertencimento ultrapassa o nível territorial, alargando-se para aquilo com o que nos identificamos.

    ResponderExcluir
  23. Outra sugestão: vários alunos do curso possuem blog (como eu, rs). Por que não colocar os links daqueles que disponibilizarem???

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Olá Pessoal,
    Fico feliz pela criação de mais um espaço onde podemos acessar, trocar, postar, discutir, construir e atualizarmos informações da categoria Juventude. Para nós Especilaista da Juventude “em Construção”, será uma ferramenta a mais de trabalho e pesquisa. Acredito ser relevante a postagem de artigos e informações atualizadas de temas relacionados a Juventude, desde encontros culturais, esporte, Conferencias, até Marcos legais como: Plano Nacional da Juventude, Estatuto da Juventude, entre muitos outros...
    Valeu a iniciativa Walderes

    ResponderExcluir
  26. Bom, percebo que até para quem não tinha muito bem elaborada a resposta sobre o que buscar num blog sobre juventude, aqui é o lugar de diferentes e excelentes respostas!
    Vamos trocando idéias e experiências durante o módulo e posterior a ele também.
    Muito bom o espaço interativo!!

    ResponderExcluir
  27. Parabéns prof. acho que tem tudo a ver com a sua matéria e com a nossa especialização, como imigrantes precisamos transpor barreiras nessse desafio de compreender os diversos movimentos que tal ferramenta propõe. Um abraço a todos Carmem

    ResponderExcluir
  28. Gostei da proposta. Precisamos ocupar espaços assim. Já estou acompanhando o blog e buscarei aqui atualizações sobre o universo juvenil, bem como estudos e dicas de bibliografias.

    Valeu pela iniciativa!!

    ResponderExcluir
  29. Uma ótima proposta!!! = D...

    Estarei sempre a visitar e conferir os posts/ artigos (já estou seguindo!).

    Aproveito e convido-os à visitarem o meu blog "Henrique Pejoteiro", onde também é abordada as questões das juventudes.
    http://henriquepejoteiro.blogspot.com

    Abraços e Força na Luta!
    Henrique Manoel
    Paz e Bem

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Nossa Henrique, que máximo o que você escreveu!Seu texto remete o leitor à infância, ou "jardim da vida". E de alguma forma a experiência de infância desenha um pouco do nosso jeito adulto de ser.
    As imagens, miniaturas e brinquedos que você escolheu ajudam a acessar com maior facilidade a memória desse tempo tão intenso...E junto, as lembranças gostosas, os doces, o colo, o cheiro da terra molhada, as mãos no barro, as "traquinagens", o biscoito da vovó e tudo mais.Como diz Adélia Prado, "O que a memória amou fica eterno".
    Parabéns pela criatividade.
    Um beijo!!

    ResponderExcluir