terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dois jovens, dois problemas, duas lições de vida



Indicar obras literárias para jovens não costuma ser tarefa fácil, ainda mais quando traz à tona algum tema que muitos não querem falar. Pois esse é o desafio: sugerir dois livros da nossa literatura que abordam duas questões ainda tabus nos tempos atuais - a deficiência física e a aids na juventude.
Coincidentemente, as obras foram escritas por um jovem e uma jovem, jornalistas cuja linguagem leve e descontraída, apesar da seriedade do assunto, narra a história verídica de quem reaprendeu a viver com a nova condição de saúde.
Em Feliz ano velho, o rapaz de 20 anos fica tetraplégico ao fazer um mergulho mal sucedido. Já em Depois daquela viagem, a moça de 16, após transar com o namorado sem camisinha num cruzeiro que realizava com a família, descobre que está com o vírus HIV.
As histórias acontecem nos anos 80, quando esses personagens, da classe média-alta, encontravam-se em plena forma física e no auge da badalação. Sem apelarem para o melodrama ou para o terrorismo, os autores contam os "lances e grilos" juvenis em relação à sexualidade e ao corpo, à família e aos amigos, à curtição e às drogas, à sociedade e ao projeto de vida.
Apesar das novas privações, o que interessa para nós, leitores, é o olhar apaixonado com que Marcelo e Valéria lançam em suas vidas após se redescobrirem em cada momento. Haja emoção!

Por Grimberg Dailli Silva
Pós-graduando em Juventude (6ª turma/2010)

2 comentários:

  1. Grimberg, excelentes indicações. "Feliz ano velho" é um livro que li na minha remota juventude (rsrsr) e que tenho a emoção da leitura presente até hoje... Acho que isso é tudo que se pode querer de um livro, não? Quem sabe poderíamos, com essa sua postagem, criar um marcador para "Literatura"? O que vc acha? Parabéns! (Walderes)

    ResponderExcluir
  2. Grimberg D.Silva antigo professor de portugues? Se for quem estou pensando que é, grande trabalho que você vem desempenhando. O incentivo aos jovens é fundamental para que estes possam traçar um futuro melhor.
    Novamente venho a frisar o excelente trabalho de vocês.

    Por:Wender

    ResponderExcluir