sábado, 24 de julho de 2010

Cyberbullying: a violência virtual

Quero sugerir a leitura da matéria sobre Cyberbullying, que saiu na revista Nova Escola. Nela você vai conhecer o que é este "fenômeno", burllying, que já acontece há muito tempo, principalmente nos espaços escolares. Como os pesquisadores vem mudando o olhar e nova roupagem que a tecnologia deu a este problema. Clique no link!
Cyberbullying.

Fabiana Luiza Batista (Bacharel e Licenciatura em Educação Física e Pós Graduanda em Juventude no Mundo Contempôraneo).

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Criança e Adolescente

Partilho o comentário que foi veiculado no Jornal O Popular de Goiânia, no dia 22 de julho, na seção “Carta dos Leitores”. É sobre uma matéria publicada no dia 18 de julho sobre o atendimento a adolescentes autores de ato infracional em Goiás. Dê uma conferida! Vamos intensificar esta prática de nos posicionar frente às questões que veiculadas em nossas mídias! Acesse.

Susana Maia
Assistente Social
Pos Graduanda em Juventude Contemporânea

A Rua

Dos olhares que dirigimos pra rua, vemos diferentes perspectivas e possibilidades, onde a invisibilidade e a aproximação garantem novos (re)significados. Faz-se necessário desvendar realidades tão explicítas e veladas do mundo de quem vive na rua.


"Uma onda no ar" (ou a favela também quer falar)

A comunicação como arma importante contra a exclusão social. Essa é a temática do filme "Uma onda no ar" (Brasil, 2002, disponível em locadoras), do mineiro Helvécio Ratton. A obra retrata a criação da Rádio Favela criada por quatro jovens moradores do aglomerado da Serra, em BH, no início dos anos 80, quando a legislação e os grupos de interesses dificultavam ainda mais estas iniciativas populares. Com status de rádio pirata, o projeto foi perseguido e fechado pela polícia por várias vezes até que, nos anos 90, a emissora recebeu um prêmio da ONU – Organização das Nações Unidas, pelo importante trabalho realizado na comunidade. Hoje, a Rádio Favela de Belo Horizonte é uma emissora educativa, legalizada, com reconhecimento internacional. Diferentemente de outras visões sobre os marginalizados, não é o filme que dá voz ao pobre, mas o pobre que dá voz ao filme, através de suas necessidades e vivências apontadas na Rádio. Obras deste tipo auxiliam na discussão a respeito da regulação, democratização e controle social dos meios de comunicação.

Grimberg Dailli Silva
Especialista em Juventude

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Produções da Especialização em Juventude

Aqui deixamos o convite a cada um e cada uma dos Especialistas que passaram pela Especialização em Juventude da Rede Brasileira de Centros e Institutos, nestes 10 anos de história. Deixe o resumo de um de seus artigos científicos apresentados e monografias, se possível com contato de email para os que estiverem interessados em aprofundar/trocar conhecimentos, indicando de qual turma fez parte.

Vamos tecer e partilhar conhecimentos, degustar os frutos deste Projeto!

Susana Maia
Pos Graduanda em Juventude Contemporânea
6ª turma (2010/2011)

Maria das Graças Figueiredo da Silva




Graduada em Pedagogia pela UEG – Universidade Estadual de Goiás. Atualmente pós-graduanda como Especialista em Juventude pela FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Trabalho na (CAJU) - Casa da Juventude Pe. Burnier no setor de Documentação – (CEDOC/JUVENTUDE), Assessora na equipe de Metodologia e colaboradora na Equipe de Arte. Musicista - compositora pela Ordem dos Músicos de Goiás. Produtora do CD: A Juventude Quer Viver. Atuação com juventude no campo da Pastoral da Juventude, Participação Cultural, e Acompanhamento. Áreas de interesse de pesquisa: Movimentos sociais, educação, acompanhamento, projeto de vida, arte e comunicação juvenil.

Mulher, Jovem, Negra. Maranhense, mas também, goiana... Parte do Encontro de tantos Outros, sou uma paz inquieta, uma causa no corpo, no olhar, na vida, e na alma, sou um sonho vislumbraste, e uma pergunta sempre crescente: O quê dá sentido a vida?

Sou poeta, não por título, mas pela vida que me marca e conduz a minha memória a aprender das coisas difíceis da vida o belo que faz e refaz a poética do olhar.

Sou educadora pela vida, e para a vida e sou educanda de todos os companheiros que partilham de sua vida comigo. Sou acompanhante, companheira, mãe, e Pedagoga da pergunta e do questionamento, Sou Especialista em Juventude.

Contatos:

Caju: cedoc@casadajuventude.org.br

Msn: gracafigueiredo_7@hotmail.com

Facebook: http://www.facebook.com/home.php?

Orkut: graça-lulu@hotmail.com

Yahoo: gracalulu@yahoo.com.br

Blog: http://www.cheironegro.blogspot.com/

You tube: (Graca21) http://www.youtube.com/user/Graca21




Por: Graça - CAJU

Financiamento para ações voltadas à população em situação de risco e vulnerabilidade pessoal e social

Para quem ainda não conhece, vale apena conferir o trabalho desenvolvido pela MISEREOR, uma organização da Igreja Católica na Alemanha que financia projetos que visam combater as desigualdades sociais e promover a vida digna das pessoas. Não há períodos fixos para apresentação dos projetos, então consulte o site e articule seu grupo, comunidade ou organização. Para maiores informações, acesse o Guia para Apresentação de Projetos.

Susana Maia
Pós Graduanda em Juventude Contemporânea

Procurando o quê?

Olá Galera!!!

Esse blog, destinado e construído, por pessoas que pesquisam, atuam e militam sobre, a respeito e com as diversas juventudes, está com um diversificado conteúdo, com vídeos, textos, artigos, indicações de filmes e tantas outras contribuições acerca do universo juvenil. Convido você jovem, pesquisador, militante e especialista, a dar uma visitada em nossas matérias, comentar, sugerir e contribuir em nossas discussões. Sua participação é muito importante para esse blog.
Visitem os nossos temas, que estão divididos nas seguintes tags:
Essas são as tags disponíveis, com conteúdos que ajudarão na nossa reflexão sobre os jovens e sua presença no contexto atual.
Aguardo a visita de vocês e suas contribuições.
Não deixem de comentar, sugerir, criticar e elogiar o nosso blog. Afinal, somos todos amantes da juventude e é por essa causa que lutamos.
A todos/as o meu agradecimento.
Por José Aniervson
Especialista em Juventude

Ao Entardecer



Uma viagem emocional sobre um amor eterno e o profundo laço entre mãe e filha, EVENING reúne gerações de mulheres em um conto vivido em dois momentos, a juventude de duas grandes amigas, e seu reencontro nos dias de hoje, ao lado das filhas já crescidas. A oportunidade de mudança e o eterno recomeçar. Ao entardecer, nos tras essas possibilidades de a cada instante retomarmos nossas vidas e nos tornarmos livre. Para ver o trailer clique aqui.


Ao Entardecer
titulo original: (Evening)
lançam
ento: 2007 (Alemanha) (EUA)
direção: Lajos Koltai
atores: Claire Danes , Toni Collette , Vanessa Redgrave , Patrick Wilson , Hugh Dancy
duração: 117 min
gênero: Drama
status: arquivado


por Rocélio Silva Alves

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Filme: Saindo do Armário (Get Real)


O filme “Saindo do Armário” retrata a vida de um adolescente, que como todo jovem de sua idade, gosta de ouvir música e vive no computador. Aos 16 anos, o jovem se apaixona pelo atleta mais cobiçado pelas garotas da escola, acarretando uma série de dificuldades em entender e assumir a sua sexualidade. Com uma linguagem humorada e simplificada de como trata a questão da homossexualidade, o filme é uma oportunidade para abrir espaços de discussão a sexualidade e as descobertas do próprio corpo características da adolescência.

Título Original: Get Real
País de Origem: Inglaterra
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento: 1998

Trailer

Por Carlos Henrique - CDIAS