sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Lei a favor da Juventude de Campo Grande, MS


Imagem captada de: http://www.pjpontagrossa.net

A participação na Pós graduação em Juventude, especialmente do curso de Comunicação, associado ao de Políticas Públicas de Juventude, despertou-me o interesse de conhecer a legislação que favorece a juventude de Campo Grande, capital do Estado do Mato Grosso do Sul,.

Verificando a secção legislação do link da CODEJU, Coordenadoria de Juventude, verifiquei que há duas leis que se referem ao “passe estudante”: as leis 3.026 e 3.639 de 1993 e 1999, respectivamente. Fiquei contente em saber que a lei 4.470 de 23 de maio de 2007 dispõe sobre a criação do “Conselho Municipal da Juventude”.

A mesma lei dispõe que o número de participantes será de 20 titulares, mais vinte suplentes da esfera do poder público e da sociedade civil. Os representantes do Poder Público poderão propor ações nas áreas de: educação, saúde, assistência social, cultura, habitação, planejamento urbano e trabalho. A referida Lei dispõe ainda, que, a cada 02 anos se realize a Conferência Municipal da Juventude COMJUVENTUDE. O Conselho estará vinculado à estrutura física da Coordenadoria de apoio dos órgãos colegiados/ CAOC/SEGOV.

Resta agora saber como está composto o Conselho, qual a sua freqüência de reuniões e quais são suas conquistas e a relação com as aspirações da Juventude de Campo Grande.
Por: Tiago Figueiró
Especialista em Juventude
Campo Grande, MS

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O GRITO DA JUVENTUDE

O vídeo Grito da Juventude tem como objetivo Mobilizar a Juventude de Goiânia para Gritarmos juntos no 16º Grito dos Excluídos que: A JUVENTUDE QUER VIVER... CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS!

Dia: 7 de setembro de 2010

Local: Terminal da Praça da Bíblia em Goiânia

Horário: 8:00h

Por: Graça - CAJU

Especializanda em Juventude

Goiânia/GO

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Instituto Paulo Freire



Apresento o site do Instituto Paulo Freire! Aí se tem contato com toda a reflexão que se faz sobre Paulo Freire e sua obra. Vale a pena conhecer!

1-O Instituto Paulo Freire (IPF) é uma associação civil, sem fins lucrativos, criada em 1991 e fundada oficialmente em 1 de setembro de 1992. Atualmente, considerando-se Cátedras, Institutos Paulo Freire pelo mundo e o Conselho Internacional de Assessores, o IPF se constitui numa rede internacional que integra pessoas e instituições distribuídas em mais de 90 países em todos os continentes, com o objetivo principal de dar continuidade e reinventar o legado de Paulo Freire.
2- Sobre a UniFreire
A UniFreire surgiu como projeto em 2000, no II Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, ocorrido na Itália. Naquele evento, realizado entre 29 de março e 01 de abril, foi aprovada a Carta de Bolonha, simbolicamente, a sua "certidão de nascimento". Ela constitui-se numa rede formada por pessoas e instituições freirianas de vários países, entre as quais, as cátedras e os institutos Paulo Freire. Além de atender demandas provenientes da Comunidade Freiriana, desenvolve projetos de formação e pesquisa em parcerias com outras instituições nacionais e internacionais e promove e coordena a organização dos encontros internacionais do Fórum Paulo Freire. Fundamentada nos princípios freirianos, a UniFreire organiza-se como um espaço de produção e publicização de conhecimento, tendo como horizonte o sentido mais original de Universitas , múltiplos saberes, e a construção da planetaridade, uma perspectiva contra-hegemônica alternativa aos modelos culturais, econômicos e políticos ancorados no processo globalizador neoliberal.

Para mais informações acesse o site:
http://www.paulofreire.org/

por: Onivaldo Dyna, pós-graduando em Juventude

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Arte Viva



A Santa ceia Juvenil, criada pelo Jovem Ronan (25 anos), arte educador e colaborador na equipe de arte da Casa da Juventude, traz nas suas cores artisticamente escolhida, um movimento harmonioso e impressionante.

As cores do tom amarelo revela tanta vida, tantos sonhos e descobertas e ao mesmo tempo se descançava no lilás cheio de mística e de inclusão de todas as etnias/raças e gêneros, no azul em movimento e num vermelho que ora fosco, ora vibrante nos leva pelo pulsar da vida que se recolhe e se movimenta nas juventudes.

Nesta pintura, cada discípul@s traz a resignificação do olhar juvenil sobre o sagrado, tanto no movimento da cena quanto na toalha da mesa que esboça o letreiro em graffit que diz: Ame o próximo.

Os rostos sem rostos possibilita a cada jovem se perceber dentro da cena , desde (emos, carecas, roqueiros, nards, panks, ...) e a se integrarem enquanto sujeitos com o grande protagonista da partilha que pode ser tanto um@ jovem Black Power.

As cores e os traços podem caracterizar e contemplar quaisquer gênero, e na mesa os elementos sagrados se ampliam dentro da cultura juvenil com a profundidade dos elementos da cultura Hip Hop, que é a música reapresentada no aparelho de som e de vários spray que na delicadeza dos traços são minuciosamente representados.

No centro da mesa é representado o vinho, as uvas e o pão em contraste com o grande banquete da vida e da diversidade juvenil.

É Realmente me percebo dentro dessa vida e dessa partilha de vida!

Por: Graça - CAJU

Goiânia, GO


domingo, 15 de agosto de 2010

Letras e libertação

Violência? Transformação? Que rumo podem tomar jovens, descendentes de imigrantes numa periferia dos Estados Unidos? Um olhar diferente, uma proposta diferente! No filme "Escritores da Liberdade", a jovem professora Enry (Interpretada por Hilary Swank) inicia um trabalho em uma classe de "ensino médio" (Freedom Writers) com as disciplinas de literatura e língua inglesa. A turma é desacreditada pela direação e demais professores que, além de não terem esperança sobre a mesma, vêem a dedicação da professora com desprezo. Enry não se intimida e leva adiante seu trabalho com os alunos. Sua postura é de ajudá-los a perceberem-se cheios de possibilidades e de força para superar seus conflitos. A partir do conhecimento de histórias desafiadoras, os alunos também são convidados a contar suas histórias. Uma nova turma se construirá e com nova postura diante da vida. É a turma dos "Escritores da Liberdade."

Serviço
Filme: Escriores da Liberdade
Direção: Richard La Gravanese
Ano: 2007
Duração: 122 minutos.
O filme pode ser encontrado em qualquer locadora.

Recomendado por:
Ígor Batista dos Santos
Especialista em Juventude
Contagem, MG